Avaliação Diagnóstica

O principal objetivo dessa avaliação é verificar as habilidades/competências do currículo desenvolvido nos anos escolares, de forma a fornecer dados diagnósticos da aprendizagem para subsidiar ações pedagógicas da escola, permitindo, assim, que professores e especialistas revejam o planejamento e adequem as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes e das turmas ao longo do ano letivo.

A Avaliação Diagnóstica é elaborada a partir da matriz de referência do ano de escolaridade anterior ao avaliado, possibilitando verificar com quais habilidades/competências os estudantes iniciam o ano letivo. Por exemplo: as avaliações diagnósticas do 3º ano do ensino fundamental contemplam habilidades/competências do 2º ano do ensino fundamental e, assim se dá para os demais anos de escolaridade sucessivamente.

Com a Avaliação Diagnóstica sendo aplicada no início do ano letivo, os professores e especialistas conseguem planejar de forma mais efetiva e eficaz as aulas e atividades em cada turma, considerando o perfil de cada aluno.