Microdados já podem ser acessados

Informamos que os *microdados referentes às avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) e Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), edição 2016, encontram-se disponíveis na Diretoria de Avaliação dos Sistemas Educacionais.

Caso as Superintendências Regionais de Ensino e as Secretarias Municipais de Educação tenham interesse nos microdados das avaliações, deverão solicitar à Diretoria por meio do e-mail: dave.simave@educacao.mg.gov.br.

Ressaltamos que é necessário possuir programa compatível para trabalhar a análise dos dados, como por exemplo SPSS ou Minitab.

* O conjunto de informações geradas no processo avaliativo do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), ao serem organizadas em arquivos, denomina-se microdados.

Esses arquivos são estruturados em forma de planilhas, nas quais cada linha corresponde a um estudante cadastrado na avaliação. Já as colunas (chamadas de variáveis) concentram as informações que identificam o estudante no sistema educacional, tal qual sua turma, escola, município, superintendência de ensino; as informações obtidas nos questionários contextuais, como sexo, cor, índice socioeconômico etc.; as opções e respostas a cada item dos testes aplicados e as medidas de desempenho nos testes representadas pelos percentuais de acerto e proficiências.

As bases de microdados estão organizadas de forma a serem compreendidas por softwares específicos (como o SPSS e Minitab), para o processo de tratamento e cálculos estatísticos de forma a obter informações como proficiência média, desvio padrão da proficiência, percentual de estudantes por Padrão de Desempenho e participação na avaliação para diferentes níveis de agregação, como, por exemplo, turmas, escolas, municípios e estado.

Os microdados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) e do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) 2016, os quais serão disponibilizados, correspondem, portanto, às informações cadastrais e respostas de cada aluno nos testes e questionários dessas avaliações, assim como o seu desempenho por meio da medida de proficiência.