Apresentação

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) desde a primeira edição, em 2000. O PROEB avaliou os estudantes do 5° e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Minas Gerais entre 2000 e 2003 e 2006 a 2014.

No ano de 2000, as disciplinas avaliadas foram Língua Portuguesa e Matemática. Em 2001, foi a vez de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 2002 foi focado em Língua Portuguesa, e 2013 em Matemática. Entre 2006 e 2014, o programa voltou a avaliar as disciplinas estabelecidas em sua criação, Língua Portuguesa e Matemática.

Com o intuito de acompanhar a melhoria da qualidade do ensino ofertado em sua rede, o estado de Minas Gerais busca, por meio do PROEB, produzir diagnósticos sobre o desempenho dos estudantes nas áreas de conhecimento avaliadas, permitindo, uma vez identificada qualquer fragilidade nesse processo, que ações sejam realizadas para que a qualidade da educação do município possa ser melhorada.

Nesse ambiente, poderão ser encontradas, além dos resultados alcançados pelos estudantes, diferentes informações sobre avaliação educacional em larga escala.